Acho que o Instituto Inhotim é um daqueles lugares que só ouvimos falar bem, mas estamos sempre adiando a visita. Assim era comigo e com várias pessoas que conheço. Então resolvi o problema e fui descobrir o motivo de tanto encantamento por esse museu a céu aberto. Misto de museu, parque e jardim botânico, Inhotim agrada até a quem não é entendedor de arte contemporânea por sua beleza e incrível paisagismo.
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Em meados da década de 1980, o empresário mineiro Bernardo de Mello Paz idealizou o local, que era privado no início, e com o tempo foi se modificando e tornou-se aberto à visitação (em 2006). Com um dos acervos de arte contemporânea mais relevantes do mundo, bem como uma coleção botânica com espécies de todo o Brasil e de todos os continentes, o Instituto desenvolve também ações educativas e sociais.
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Ele fica na cidade de Brumadinho (a cidade não se chama Inhotim), em MG, a cerca de 60 km de Belo Horizonte, mas o trecho final de serra fará a viagem durar mais ou menos 1,5h. Algumas pessoas combinam a visita com cidades históricas mineiras. Partindo de Belo Horizonte, você pode alugar um carro ou ir de ônibus. Pode ser um bate e volta, mas acho que a viagem fica mais tranquila se dormir em Brumadinho, sobretudo se for visitar Inhotim por 2 dias. Eu visitei em apenas 1 dia, mas preferi dormir em Brumadinho mesmo para aproveitar ao máximo esse dia, do horário de abertura até o fechamento. Afinal, pensa em um lugar com 140 hectares abertos à visitação e mais de 500 obras entre pinturas, instalações, vídeos, esculturas e outros, além de mais de 4000 espécies de plantas (reconhecido como RPPN em 2010)?
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A visitação funciona de terça a sexta das 9h30 às 16h30, e sábados, domingos e feriados das 9h30 às 17h30. De terça e quinta o ingresso custa R$ 25,00, na quarta é gratuito e em sextas, sábados, domingos e feriados o valor é de R$ 40,00. Nas segundas-feiras ele fecha. Você pode comprar o ingresso pelo site ou pessoalmente. Para o almoço, há alguns restaurantes, como o Oiticica, que oferece comida por quilo. Como a área de visitação é muito grande, caso o visitante queira há um serviço de transporte interno com carrinhos elétricos, que custa R$ 25,00 para o dia todo. Eles funcionam com rotas pré-determinadas e pagando esse valor você pode pegar todos os trechos, baldeando de um para outro. Estude o mapa do parque e, principalmente se só tiver 1 dia para visitar, use-os para cruzar os trechos maiores. No começo fiquei em dúvida se valia a pena utilizar esse transporte, mas pessoalmente acho que compensou muito, pois perderia muito tempo de um ponto a outro, e assim pude conhecer o máximo possível com o tempo que tinha disponível.
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Em um dia não dá para ver tudo, mas com o auxílio do carrinho elétrico achei que foi bem proveitoso, vi tudo o que desejava. Entenda melhor e planeje o que quer visitar com o mapa de Inhotim. Nesse mapa há todas as áreas de interesse, rotas dos carrinhos, obras de arte e destaques botânicos. Assim você pode escolher e selecionar suas prioridades de visita. Além das fotos do próprio site e do Facebook do Instituto você pode ver algumas fotos de obras aqui. Agora se realmente quiser ver tudo e com mais calma, é melhor visitar por 2 dias. Consulte o site e o Facebook do Instituto também para ver programações especiais, às vezes fazem até shows lá.
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Saindo da recepção, eu comecei pela área rosa, passando pelas obras de Yayoi Kusama (A17), Hélio Oiticica (A12) e pelas galerias atrás do lago. Depois peguei o trecho do amarelo que é caminho para a rota do carrinho 6, passando pelas obras no caminho (como o destaque de Edgard de Souza, A16) para as galerias Mata e True Rouge (G1 e G2, que são onde está o lago de cima). Essa visão das galerias espelhadas no lago é uma foto clássica de Inhotim, foto que abre este post. Aí o objetivo era ir para a galeria Doug Aitken (G10), lá em cima, a última do mapa. Essa instalação é muito interessante, pois dentro da construção há um buraco de 200 m de onde se ouve o “som da terra”. Próximo dessa galeria há a instalação de Matthew Barney (G12), uma crítica muito interessante.
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Depois retornei à recepção e peguei um carrinho pela rota laranja, subindo pelo lado direito. Nesse trecho, passei pelos famosos fuscas coloridos que são um dos destaques de Inhotim (A6, Troca-troca, de Jarbas Lopes). Subi para a galeria Cosmococa (G15), depois peguei o carrinho subindo passando pela Elevazione (A21), que parece uma árvore real, mas na verdade é de concreto, sustentada por árvores de verdade, e desci na área da obra de Chris Burden (A14) e visitamos toda essa área (que tem até uma piscina disponível para uso, A15).
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Daí pegamos o carrinho descendo no mapa em direção ao galpão (G11) para ver o lindíssimo caleidoscópio, a Viewing Machine, de Olafur Eliasson (A13). Essa região também tem uma vegetação lindíssima e diferente. Descendo a pé você encontra os maravilhosos jardins temáticos (J1, J2 e J3), é bem curioso! Depois tomamos a rota de carrinho para a galeria psicoativa Tunga (G21). Ela fica num trecho de mata mais fechada, é incrível! Os monitores de todas as galerias explicam sobre a arte se você quiser, e o trabalho do Tunga é muito interessante. Aliás, isso é algo que gostei muito: todos os funcionários com quem conversei sabiam falar sobre as obras e dar suas interpretações pessoais sobre tudo. Eu não sei sobre a formação e treinamento deles, mas aparentou serem pessoas que gostam de trabalhar em Inhotim e parecem admirar o local e os artistas.
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Depois pegamos o carrinho para o lago à direita, que tem uma linda paisagem, cruzamos a pé para as galerias perto do lago já na parte inferior amarela no mapa, com destaque para o trabalho de Cildo Meireles (G5), Adriana Varejão (G7), Lygia Pape (G20) e a Galeria Praça (G3), onde você pode ouvir um interessante coral de alto-falantes, e finalizamos a visita.
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Uma atração à parte para mim foram os bancos, feitos pelo designer Hugo França. Cada banco é uma escultura, feitos de madeiras que não são aproveitadas pela movelaria tradicional.
Seja qual for seu artista preferido, é quase certeza que você vai adorar Inhotim e seus cenários!
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